Ícone do site Portal Exclusiva News

América leva virada do Defensa y Justicia e se complica na Sul-Americana

No Independência, Coelho teve a vantagem duas vezes, mas permitiu virada com segundo tempo abaixo da crítica

Por Lucas Sanches 

 – Belo Horizonte

O América perdeu de virada por 3 a 2 para o Defensa y Justicia-ARG nesta terça-feira (23), pela 4ª rodada do grupo F da Copa Sul-Americana. No estádio Independência, em Belo Horizonte, o Coelho esteve à frente do placar duas vezes, mas fez um segundo tempo ruim e permitiu a virada dos argentinos.

Benítez e Mastriani marcaram para o América; enquanto Togni (duas vezes) e Lopez anotaram os tentos argentinos. O resultado deixa o time brasileiro em 3º no grupo, agora mais distante do Millonarios-COL e do próprio Defensa. Restando duas rodadas para o fim da fase de grupos, a classificação americana à próxima fase fica cada vez mais complicada.

Próximos compromissos das equipes

O América agora volta as atenções para campeonatos domésticos. No domingo (28), a missão é pela 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, em visita ao líder Botafogo no Rio de Janeiro. Na quarta-feira (31), o Coelho vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional no segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, triunfo americano por 2 a 0.

Já o Defensa y Justicia terá dois desafios importantes pelo Campeonato Argentino. No domingo, recebe o Racing; e no sábado (3) seguinte, visita o River Plate.

Estreias da base do América

Logo na escalação, o técnico Vagner Mancini promoveu duas estreias no elenco profissional do América. Destaques do vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Junior de 2023, o zagueiro Julio (19 anos) e o meia Matheus Henrique (20 anos) estrearam como profissionais do Coelho.

Julio entrou como zagueiro central, enquanto Matheus, apesar da escalação como lateral pela direita, atuou mais como um ala, sempre incomodando a defesa argentina.

Outra estreia no time americano foi do atacante Rodrigo Varanda, de 20 anos. Ele pertence ao Corinthians, e foi cedido ao Coelho ainda em 2022, quando jogou pela equipe sub-20.

América com formação diferente e gol precoce

Os primeiros 20 minutos de jogo foram de total domínio do América. O Coelho controlou o meio de campo, pressionou a saída de bola adversária e criou para marcar, o que aconteceu logo aos 11 minutos.

Em jogada pela direita, Aloísio recebeu passe de Matheus Henrique na área e só escorou para Benítez na entrada da área. Ele chutou de primeira, contou com desvio no meio do caminho e abriu o placar: 1 a 0.

Erro individual, minutos ruins e recuperação

Aos poucos, o Defensa y Justicia começou a sair para o jogo, e acabou recompensado pelos esforços. Aos 28 minutos, Alê conseguiu boa recuperação na área de defesa, mas na saída, recuou “na fogueira” para Matheus Cavichioli no meio da área. Togni chegou primeiro e só desviou para o fundo do gol.

O Coelho sentiu o gol, concentrou o jogo pelo lado esquerdo, mas não conseguiu desenvolver o jogo. Mesmo assim, a equipe brasileira voltou a contar com a estrela de Benítez, que encontrou cruzamento primoroso para Mastriani, que aos 44 minutos, só desviou para o Coelho retomar a vantagem: 2 a 1.

Novos erros sacramentam a derrota do América

Apesar da recuperação e retomada da liderança no fim do primeiro tempo, a segunda etapa do América não foi boa. Logo no primeiro minuto pós intervalo, Togni recebeu fora da área, passou pela marcação americana e finalizou quase no ângulo, sem chances para Cavichioli.

Aos 23, Lopez, de fora da área, aproveitou apagão da defesa do América e virou o jogo. Mais uma vez, a equipe argentina se aproveita de erros do Coelho e pela primeira vez assumiu a liderança no placar.

América 2×3 Defensa y Justicia-ARG

América

Matheus Cavichioli; Mateus Henrique (Felipe Azevedo), Júlio (Iago Maidana), Ricardo Silva e Nicolas; Alê (Martinez), Juninho, Benitez, Marlon (Everaldo); Aloísio (Rodrigo Varanda) e Mastriani. Técnico: Vagner Mancini.

Defensa y Justicia-ARG

Unsain; Gutierrez, Sant’Anna, Malatini, Soto; López, Alanís (Ramos Mingo), Barbona (Tripichio), Cardona, Togni (Solari); Fernández (Miritello). Técnico: Julio Cesar Vaccari.

Gols
Benítez (11 min 1ºT); Mastriani (44 min 1ºT) do América
Togni (28 min 1ºT e 1 min 2ºT); Lopez (23 min 2ºT), do Defensa y Justicia

Cartões amarelos
Júlio, Alê (América)
Alanís (Defensa y Justicia)

Público: 1.967
Renda: R$18.465,00

Motivo: 4ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Data e horário: 23 de maio de 2023 (terça-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Ivo Mendéz (BOL)
Auxiliares: Roger Orellana (BOL) e Ruben Flores (BOL)
Árbitro de vídeo: Juan Soto (VEN)

Sair da versão mobile