Mãe da menina ligou para o 193 e foi atendida pela Cb do bombeiro, Adriana Santtos, que deu as primeiras instruções de salvamento. Ela e a médica do SAMU Giovana, ficaram ao telefone orientando aos familiares da criança, que se revezavam do outro lado da linha.

Uma bebê, de um ano e meio, foi salva pela equipe do Corpo de Bombeiros e do SAMU, após se afogar em um poço e ter duas paradas cardiorrespiratórias, na manhã desta sexta-feira (6), em Xonin de Cima, distrito de Governador Valadares.

A mãe da menina ligou para o 193 e foi atendida pela Cb do bombeiro, Adriana Santtos, que deu as primeiras instruções de salvamento.

A militar estava acompanhada da médica do SAMU, Giovanna Pena. Elas ficaram ao telefone orientando aos familiares da criança, que se revezavam do outro lado da linha. O procedimento durou até a chegada da ambulância.

“A mãe estava desesperada e disse que a criança tinha caído em um poço, mas não especificou que tipo de poço e disse que a bebê não respirava e estava desacordada. Fui passando para ela as instruções pelo telefone e ela passou a menina para outra pessoa fazer os procedimentos e contou que iriam de carro para um posto de saúde em Xonin de Baixo”, explicou a cabo.

Adriana contou também que, durante 20 minutos, ficou ao telefone com os familiares até a chegada ao posto, onde as manobras de salvamento continuaram, já de forma presencial.

“Coisa de cinco minutos, a unidade básica do SAMU chegou e aí a médica Hellen Cruzeiro começou a orientar aos enfermeiros a continuar os procedimentos”, disse Adriana.

Cabo Adriana, ao lado das médicas Hellen e Giovana — Foto: Arquivo pessoal

Cabo Adriana, ao lado das médicas Hellen e Giovana — Foto: Arquivo pessoal

“A gente ficou muito apreensivo. É agoniante você estar do outro lado da linha e não poder fazer nada com as próprias mãos e tentar ser o mais claro possível para que a pessoa tente entender certinho o que ela tem que fazer”, desabafou a cabo.

Adriana contou ainda que, após desligar o telefone, ela e os colegas seguiram acompanhando o salvamento da bebê pelo sistema.
“A parte mais agoniante foi acompanhar pelo sistema que eles têm integrado e os enfermeiros passando a situação”, detalhou Adriana.
Segundo os socorristas, a criança teve duas paradas cardiorrespiratórias e foi feita a ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Ao todo, o procedimento durou mais de uma hora. Em seguida, a menina foi entubada e encaminhada ao Hospital Municipal de Governador Valadares, onde permanece internada.

Bebê é salva por bombeiros e SAMU após afogar em poço e ter duas paradas cardiorrespiratórias em MG — Foto: SAMU
Bebê é salva por bombeiros e SAMU após afogar em poço e ter duas paradas cardiorrespiratórias em MG — Foto: SAMU

“Você não tem ideia do que foi todo o mundo chorando no hospital e aqui na regulação. Nunca vi uma ocorrência assim”, finalizou a médica Hellen.

Veja imagens da equipe que participou do salvamento da bebê

Bebê é salva por bombeiros e SAMU após afogar em poço e ter duas paradas cardiorrespiratórias em MG — Foto: SAMUBebê é salva por bombeiros e SAMU após afogar em poço e ter duas paradas cardiorrespiratórias em MG — Foto: SAMU

3 fotos

Por Alice Mourão, Fran Ribeiro , g1 Vales de Minas Gerais

About Author

exclusiva

Deixe uma resposta

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?