Segundo a Secretária de Saúde do Estado, são mais de 86 mil casos confirmados pela doença; Belo Horizonte aparece com mais de 26 mil
Desde a última segunda-feira (19), Minas Gerais já registrou mais sete mortes por dengue, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Os dados são do painel de monitoramento da doença, que contabiliza 26 mortes, nesta quarta-feira (21). Outras 147 mortes e mais de 250 mil casos, estão em investigação.
Ao todo são 86.184 casos confirmados de dengue, em todo o Estado. Os novos números são atualizados diariamente pelo painel. As mortes foram registradas em Belo Horizonte, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Matheus Leme e em Morro da Graça. As idades e datas em que os óbitos ocorreram, não foram informados.
Ainda de acordo com o painel, 54,5% dos casos são em mulheres e 45,14% em homens. A faixa etária mais afetada são das pessoas de 20 a 29 anos e 30 a 39 anos. Belo Horizonte é a cidade que mais tem casos prováveis notificados por dengue, com mais de 26 mil. Logo em seguida vem Itabira, com mais de 9 mil e Contagem, com 8.098. Ribeirão das Neves aparece com quase 8 mil e Betim, com 7.757.
‘Dia D’ de combate à dengue em MG será neste sábado (24)
Já são 72 cidades mineiras que decretaram situação de emergência por causa da dengue, de acordo com atualização da Secretaria de Estado de Saúde. Conforme o Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, o estado é muito heterogêneo, mas hoje, a região metropolitana de Belo Horizonte, assim como o Vale do Aço, região de Divinópolis e Noroeste Mineiro, são as regiões com a maior incidência e crescimento de casos.
Segundo o secretário, devido à alta de casos, neste sábado (24), vai acontecer o dia D, para promover o movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito. O movimento contará com, pelo menos, 160 municípios mineiros de todas as regiões que vão fazer mutirões comunitários para eliminar os focos de Aedes aegypti que além da dengue, é responsável pela transmissão da zika e chikungunya.
[fusion_sharing social_share_links=”facebook,twitter,whatsapp,telegram” layout_medium=”” layout_small=”stacked” layout=”floated” tagline_visibility=”show” tagline_size=”4″ tagline=”Compartilhe!” title=”” link=”” description=”” tooltip_placement=”” pinterest_image=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” sticky_display=”normal,sticky” class=”” id=”” margin_top=”” margin_right=”” margin_bottom=”” margin_left=”” wrapper_padding_top=”” wrapper_padding_right=”” wrapper_padding_bottom=”” wrapper_padding_left=”” backgroundcolor=”var(–awb-color4)” hue=”” saturation=”” lightness=”” alpha=”” border_top=”” border_right=”” border_bottom=”” border_left=”” border_color=”#cccccc” border_radius_top_left=”” border_radius_top_right=”” border_radius_bottom_right=”” border_radius_bottom_left=”” fusion_font_family_tagline_font=”” fusion_font_variant_tagline_font=”” tagline_font_size=”” tagline_line_height=”” tagline_letter_spacing=”” tagline_text_transform=”” tagline_color=”var(–awb-color1)” stacked_align_medium=”” stacked_align_small=”center” stacked_align=”flex-start” alignment_medium=”” alignment_small=”space-between” alignment=”flex-end” icons_boxed=”” icons_boxed_radius=”” icon_size=”” color_type=”” icon_colors=”” box_colors=”” pinterest_image_id=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” icon_taglines=”” tagline_placement=”after” tagline_text_size=”” icon_tagline_color=”” icon_tagline_color_hover=”” separator_border_sizes=”0″ separator_border_color=”#cccccc” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_color=”” animation_speed=”0.3″ animation_delay=”0″ animation_offset=””][/fusion_sharing]‘Nós temos atendimento organizado do sistema de saúde, como fizemos aqui em Belo Horizonte. Já nas outras regiões do estado, para não termos tantas mortes por dengue, precisamos da ajuda da população, porque isso tudo só acontece porque existe água parada em alguma casa. Então por isso nós, dos gestores públicos, precisamos muito da sociedade como um todo para que nós andemos juntos, por isso eu convoco para o nosso dia D, que vai acontecer no próximo sábado, dia 24, para que juntos consigamos evitar focos de mosquito’, explicou Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti.