Dois detentos fugiram do Presídio em Teófilo Otoni na tarde desta quinta-feira (11), durante sessão com advogados no Parlatório.
Segundo informações obtidas os advogados atendiam um grupo de apenados no local, que fica ao lado da carceragem.
O espaço do Palartório não é cercado por muros (ao contrário da unidade prisional onde os detentos cumprem suas penas), e sim por alambrados.
No Parlatório existe uma sala onde os presos conversam com seus advogados, sob constante vigília dos policiais penais, e outra sala, apelidada de “corró”, onde os detentos ficam aguardando sua vez de atendimento. O número de agentes em guarda varia de acordo o montante de presos designados no dia de atendimento.
Segundo averiguação, os apenados aproveitaram uma distração dos policiais penais e pularam o alambrado que separa o espaço do Parlatório com a cerca, e alcançaram a mata em volta do presídio.
Um deles foi recapturado ainda ontem. O outro, porém, permanece foragido.
Equipes de policiais penais do Presídio de Teófilo Otoni estão no encalço do fugitivo, inclusive utilizando dos cães existentes na unidade. Ao todos são 6 cachorros no PTO. Eles estão sendo usados em sistema de revezamento.
Como o Presídio de Teófilo Otoni ainda não possui o agrupamento chamado Recap (Divisão de Buscas e Recaptura da SEAP – Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais), são os próprios policiais penais da unidade que viraram a noite nas matas do entorno procurando o fugitivo.
Neste momento grupos estão na região do Alto São Jacinto, Itamunheque e adjacências realizando buscas para recapturar o preso fugitivo.
Aos moradores destas áreas é recomendado cautela, não atender nenhum desconhecido e ficar em casa com as portas trancadas até o detento ser localizado e reinserido no sistema prisional da cidade.