Gal Costa morreu aos 77 anos na manhã desta quarta-feira (9). A cantora se apresentaria no festival Primavera Sound, em São Paulo, que aconteceria no último fim de semana. A morte foi confirmada pela própria assessoria de imprensa da artista, no entanto, as causas não foram informadas.
A cantora, que tem uma das vozes mais marcantes da música popular brasileira, passou por uma cirurgia de retirada de nódulo na fossa nasal direita no mês de setembro. Por isso, a apresentação foi cancelada. Ela ficaria afastada dos palcos até o fim de novembro.
Vale lembrar que Gal se apresentaria pela turnê “As Várias Pontas de uma Estrela”, e tinha shows para os meses de dezembro e janeiro.
Na década de 1960, a artista revolucionou de todas as formas o cenário musical brasileiro. Ela fez parte do “Doces Bárbaros”, com os baianos Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil. Posteriormente, participou do “Tropicália ou Panis et Circensis” e fez o espetáculo “Fa-Tal” – divisor na música popular brasileira.
Nascimento
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu no dia 26 de setembro de 1945, em Salvador, na Bahia. Ela foi uma das artistas mais icônicas da Música Popular Brasileira (MPB).
Com timbre marcante, Gal foi premiada em 2012 como a “sétima maior voz da música brasileira” pela Rolling Stone Brasil – versão nacional da Rolling Stone.