Levantamento aponta que queda na popularidade de Lula se estabilizou, mas aprovação é a menor desde o início do governo petista
Pela primeira vez desde o início de seu terceiro mandato, a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aponta um empate técnico entre os que aprovam e desaprovam a gestão petista.
De acordo com levantamento da Genial/Quaest, divulgado nesta quarta-feira (8), 50% dos entrevistados afirmaram que aprovam o governo Lula e 47% afirmaram que desaprovam o governo Lula. Outros 3% não souberam responder.
Em comparação com a última pesquisa Quaest, realizada em fevereiro, a aprovação do presidente Lula oscilou negativamente dentro da margem de erro. Em fevereiro a aprovação era 51% (caiu 1%) e a desaprovação era de 47% (subiu para 48%).
“Embora a variação entre fevereiro e maio esteja dentro da margem de erro, este é o menor saldo de aprovação já registrado”, avaliou Felipe Nunes, diretor do instituto.
Ele avalia que os números apontam uma redução na queda da popularidade de Lula, mas que mostram o eleitorado com um “humor negativo” em relação ao atual governo.
“Embora a aprovação tenha parado de cair, o humor do eleitorado parece continuar negativo. Cresceu de 43% para 49% os brasileiros que acreditam que o Brasil está indo na direção errada; enquanto caiu de 45% para 41% os que acreditam que o país esteja indo na direção certa”, explica Nunes.
A pesquisa ouviu presencialmente 2.045 brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados do país entre os dias 2 e 6 de maio. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
08/05/2024 às 08:14 •
Marcelo da Fonseca