No gabinete oficial da prefeitura, esta segunda-feira, 17/04, começou com uma reunião sobre uma pauta em evidência na sociedade atualmente: como melhorar a segurança nas escolas municipais frente aos recentes ataques ocorridos contra estudantes e docentes em nível nacional.
A pauta foi abordada entre o prefeito Daniel Sucupira, acompanhado da secretária de Educação, Denise Ali, e do secretário de Governo, Pio de Castro, e representantes das forças de segurança pública (PM, Bombeiros, Polícia Civil, PRF), das instituições de ensino e da Câmara Municipal.
O chefe do Executivo acolheu as demandas/propostas por parte dos presentes, dentre as principais: disponibilização de vigilantes nos educandários, construção de muros e/ou cercas elétricas, patrulhamento policial, exigência do uso do uniforme escolar pelos alunos, capacitações sobre como identificar ataques em potencial, entre outras.
Após esse levantamento, o prefeito apresentou uma série de encaminhamentos, sendo o principal a criação de um grande programa de segurança nas escolas, conduzido por um núcleo remunerado. O uso do uniforme deverá ser obrigatório (as famílias que não tem condições de custear serão agraciadas). Intervenções físico-estruturais que garantam melhor proteção para quem está no ambiente escolar também foram autorizadas pelo prefeito.
A lista inclui também a realização de seminários para toda a comunidade escolar que tenham a segurança pública como temática.
Outra proposta por parte do Executivo à direção escolar foi o estímulo à prática esportiva como aliada na promoção da saúde mental junto aos estudantes, considerando que a Secretaria de Esportes está com um leque de atividades sendo ofertadas gratuitamente à juventude.