Além da prisão dos detidos, foram apreendidos grande quantidade de drogas e armas e aparatos utilizados pela ORCRIM.
Nesta quarta-feira (01/03/23), a Polícia Civil de Minas Gerais e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais realizaram uma grande operação na cidade de Nanuque-MG com o objetivo de dar cumprimento a 39 mandados judiciais. A ação contou com a participação de 80 policiais civis e militares, além do apoio da equipe do Canil da PCMG de Belo Horizonte, que enviou 4 cães farejadores (Nenny, Bud, Zana e Valente) para auxiliar nas buscas.
A operação, denominada “MUTILUS”, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa denominada “TERCEIRO COMANDO PURO” que atuava na região de Nanuque/MG. A investigação revelou que o grupo se dedicava principalmente ao tráfico ilícito de drogas, homicídios e porte ilegal de armas de fogo, e usava de extrema violência para conquistar territórios que fossem propícios para a venda dos entorpecentes.
Durante as diligências, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e apreendido um menor por ato infracional análogo ao tráfico ilícito de drogas. Além disso, foram apreendidos diversos materiais ilícitos, incluindo um revólver calibre .38, munições, drogas, caderno de anotações, rádios comunicadores, balança de precisão e dichavadores.
As buscas foram realizadas em diversas regiões da cidade, incluindo os bairros Sete de Setembro, Santa Helena e Bela Vista. Os policiais civis e militares tiveram que enfrentar um desafio extra ao acessarem áreas de densa mata na divisa entre os bairros Sete de Setembro e Bela Vista, onde os cães farejadores auxiliaram na localização de entorpecentes ilícitos.
O Delegado Regional Dr. João Augusto Ferraz de Araújo afirmou que a operação foi uma resposta à população em relação aos homicídios que estavam ocorrendo na cidade e demonstrou satisfação com o resultado da ação. O Delegado que presidiu a operação, Dr. Luiz Bernardo Rodrigues de Moraes Neto, afirmou que o resultado foi um duro golpe nas organizações criminosas. O comandante da 24ª Cia de PM ind. também destacou a importância da operação para desarticular essa organização criminosa.
Com a prisão de diversos membros da organização criminosa e a apreensão de materiais ilícitos, a operação “MUTILUS” demonstrou o compromisso das forças policiais em combater o crime e garantir a segurança da população de Nanuque-MG.