Em votos válidos, Lula venceria no Estado por 53% a 47%; considerando abstenções, petista lidera com 52,5% a 47,8%.
Pesquisa Genial/Quaest realizada com eleitores em Minas Gerais mostra vantagem de cinco pontos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL). Na pesquisa estimulada, em votos totais, Lula aparece com 45% dos votos, e Bolsonaro tem 40%. São 7% que votam nulo/branco ou não pretendem votar e 8% de indecisos.
Considerando os votos válidos, Lula tem 53% e Bolsonaro, 47%.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, há empate técnico, pois Lula lidera por 42% a 38%, com margem de erro de dois pontos.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, “ao contrário do que se especulava, Lula mantém a dianteira no Estado até aqui movido pelo voto no interior”. Isso porque em Belo Horizonte Bolsonaro está três pontos à frente do petista. Na Grande BH, há empate (42% a 42%). Já no interior, Lula lidera por 45% a 39%.
A boa notícia para a campanha de Bolsonaro na pesquisa Quaest com eleitores mineiros é que a avaliação do Governo Federal continua em tendência de alta. Segundo Nunes, “é a primeira vez que vemos a avaliação positiva (37%) ultrapassar a avaliação negativa (34%)”. Outros 27% consideram o governo regular.
Já Lula conta com o trunfo da rejeição menor: no momento, segundo a Quaest em Minas, 49% não votam de jeito nenhum em Bolsonaro; ao passo que 44% nunca votariam em Lula neste ano.
Quando perguntado aos mineiros do que têm mais medo, 43% apontou que o pior cenário é continuar com Bolsonaro no poder; outros 40% responderam que o pior seria a volta do PT ao Governo Federal.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, com entrevistas presenciais de 2.200 eleitores em Minas Gerais. A margem de erro é de dois pontos, o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-09544/2022.
Por Enzo Menezes