Brasil Ultimas horas Politica

PF vai investigar Cleitinho, Eduardo Bolsonaro e influencers por fake news sobre tragédia no RS

PF vai investigar Cleitinho, Eduardo Bolsonaro e influencers por fake news sobre tragédia no RS

Pedido foi feito pelo Ministério da Justiça, que recebeu do Planalto uma lista com nomes de pessoas que estariam compartilhando informações falsas sobre tragédia no estado gaúcho

A Polícia Federal vai investigar parlamentares e influencers que estariam divulgando desinformações (fake news) sobre ações dos governos federal, estaduais e municipais nas enchentes do Rio Grande do Sul. O pedido de abertura da investigação foi feito pelo Ministério da Justiça e Segurança e inclui nomes como o senador Cleitinho (Republicanos-MG), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o coach Pablo Marçal.

Todos estão citados no ofício encaminhado ao Ministério da Justiça pelo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta. O documento lista contas em redes sociais e postagens na internet que vêm disseminando informações falsas sobre o trabalho de resgate de pessoas e sobre a recuperação dos estragos no estado.

Segundo Pimenta, as narrativas inventadas na internet, além de não ter paralelo com a realidade, também afetam diretamente a vida das pessoas e os trabalhos de resgate.

“A propagação de falsidades pode diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado, prejudicando os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos”, diz o ofício.

De acordo com o Ministério da Justiça, a investigação irá apurar ilícitos ou eventuais crimes relacionados à disseminação de desinformação e individualização de condutas.

Em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), serão acionados órgãos competentes para ações judiciais de responsabilização dos culpados.

About Author

exclusiva

Deixe uma resposta

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?