A operação visa combater exploração sexual de crianças , na região
15° DEPPC/T. OTONI – 3ª DRPC/ALMENARA- 17ª DELEGACIA DE POLÍCIA DE JACINTO
*2ª fase da Operação Ambitus continua a combater exploração sexual de crianças , na região do Baixo Jequitinhonha /MG, e cumpre mais um mandado de prisão preventiva, desta vez, em desfavor do ex-vice-prefeito, de Jacinto/MG.*
Equipes da PCMG já haviam cumprido três prisões, incluindo de dois vereadores, e quatro mandados de busca e apreensão em repressão ao esquema criminoso.
Assim, em continuidade aos trabalhos investigativos, no dia 12 de abril de 2023, quarta –feira, foi cumprido mais um mandado de prisão preventiva, desta vez, em desfavor do ex-vice-prefeito de Jacinto/MG, indivíduo de 56 anos, que também já foi presidente da Câmara dos Vereadores, da referida cidade. Nesta mesma oportunidade, também foi apreendida uma arma de fogo ilegal, na fazenda do ex-vice-prefeito, localizada na zona rural de Jacinto/MG.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou em Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, a operação Ambitus, que visa desarticular um esquema criminoso de prática de extorsão, exploração sexual de criança e adolescente, corrupção de menores e pedofilia em redes sociais.
Na ação, dois vereadores da cidade, de 46 e 51 anos, o ex-vice-prefeito de Jacinto, de 56 anos, e um terceiro suspeito, de 42, foram presos preventivamente. Os policiais civis também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos alvos.
De acordo com o delegado Diogo Quaresma, titular da Delegacia de Polícia Civil em Jacinto, as investigações começaram há um mês, a partir de uma denúncia anônima. “Segundo apurado, um dos vereadores teria coagido uma adolescente de 15 anos a gravar uma videochamada com conteúdo sexual com seu adversário político, também vereador do município. A partir daí, o primeiro começou a extorquir o adversário e publicou o vídeo em diversas redes sociais. Tais fatos foram motivados pela disputa de votos, na última eleição do preside de da Câmara de Vereados de Jacinto/MG”, detalha.
Diversos materiais foram arrecadados durante