Acionado por Dorival Júnior na etapa final, Endrick marca o único gol do amistoso disputado em Wembley, em Londres
A Seleção Brasileira estreou com o “pé direito” sob o comando de Dorival Júnior. Diante da Inglaterra, neste sábado (23), o Brasil contou com a estrela de Endrick para vencer por 1 a 0 em Wembley. A joia de 17 anos marcou o gol da vitória aos 34 minutos da etapa final, 10 minutos após entrar em campo. Foi o primeiro gol do camisa 21 com a Amarelinha, quebrando uma sequência de quatro jogos sem vitórias do Brasil.
Além de Dorival Júnior, sete jogadores estrearam com a Amarelinha: Bento, Fabrício Bruno, Beraldo, Wendell, João Gomes, Pablo Maia e Savinho. O Brasil teve dificuldades naturais em função do tempo de trabalho, mas apresentou evolução em relação aos jogos de 2023, com uma partida equilibrada diante dos ingleses.
A Seleção Brasileira segue na Europa e tem novo compromisso na próxima terça-feira, dia 26, em Madri, na Espanha. A equipe de Dorival Júnior enfrentará os espanhóis no Santiago Bernábeu em amistoso marcado para combater o racismo. Já o time inglês recebe a seleção da Bélgica, novamente em Wembley, em Londres.
Amistoso para lá de intenso
Os primeiros minutos em Wembley deixaram claro que o jogo não teria nada de amistoso. A Inglaterra subiu a marcação desde o apito inicial e complicou a saída de bola da Seleção Brasileira, com quatro estreantes na defesa, nos primeiros minutos. Com o passar do tempo, o time de Dorival Júnior soube encontrar os espaços.
Brasil perde as melhores chances
A movimentação de Vini, Rodrygo e Lucas Paquetá fez o Brasil encaixar a transição ofensiva. Em um intervalo de oito minutos, entre 8 e 16, Rodrygo finalizou duas vezes, de dentro da área. Vini Jr, após lançamento de Paquetá, saiu cara a cara com Pickford. O chute até passou do goleiro inglês, mas parou nos pés de Walker.
Raphinha, que destoou do nível dos companheiros de ataque, teve outra grande chance aos 41. Maguire falhou ao tentar recuar para Pickford e a bola se ofereceu para o atacante brasileiro, mas o chute, de pé direito, foi para fora. Poucos minutos antes, Paquetá havia acertado a trave após bate e rebate na área da Inglaterra.
‘Caça’ ao Bellingham
Com posse de bola ligeiramente maior no primeiro tempo (51%), a equipe de Southgate também ameaçou a meta defendida por Bento. O goleiro, um dos estreantes, fez defesas seguras em chutes de Gordon e Folden. A melhor chance, contudo, foi após passe de Gallagher para Watkins, ao 17, mas o chute saiu por cima da meta.
Se Lucas Paquetá foi o responsável por clarear as jogadas do Brasil, a função na Inglaterra cabia a Jude Bellingham. Como a marcação da equipe de Dorival não estava encaixada, o camisa 10 inglês, astro do Real Madrid, passou a ser “caçado” em campo. Foram várias faltas consecutivas, o que levou Paquetá a receber cartão amarelo.
Jogo segue aberto
A volta do intervalo teve o mesmo cenários dos 45 minutos iniciais. Os mandantes, levando vantagem na bola aérea, quase marcaram com Gordon, mas Bento fez nova defesa, aos quatro minutos. Aos 14, foi a vez de Stones arriscar de fora da área, sem direção. A resposta do Brasil foi da mesma forma, com Paquetá finalizando rente à trave de Pickford aos 17.
Endrick entra e decide!
A partir dos 20 minutos, Dorival Júnior e Gareth Southgate passaram a fazer substituições e, com as consecutivas paralisações, o ritmo do jogo caiu. As mudanças do lado brasileiro, contudo, foram mais efetivas. Aproveitando o vacilo defensivo da Inglaterra, Andreas Pereira – que entrou no lugar de Paquetá – lançou Vinícius Júnior.
O camisa 7 saiu cara a cara com Pickford, que defendeu a finalização. No rebote, Endrick – que substituiu Rodrygo 10 minutos antes – só empurrou a bola para a rede: 1 a 0 aos 34! Foi o primeiro gol do jovem de 17 anos com a camisa da Seleção Brasileira. A partida seguiu sem maiores emoções até o apito final em Wembley.
Inglaterra 0 x 1 Brasil
Inglaterra
Pickford; Walker (Konsa), Stones, Maguire (Dunk) e Chilwell (Joe Gomez); Declan Rice, Gallagher (Mainoo) e Bellingham (Bowen); Gordon (Rashford), Foden e Watkins – Técnico: Gareth Southgate.
Brasil
Bento; Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell (Bremer); Bruno Guimarães (Douglas Luiz), João Gomes e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Raphinha (Savinho), Rodrygo (Endrick) e Vinícius Júnior (Pablo Maia) – Técnico: Dorival Júnior.
Gols: Endrick (34’/2ºT), do Brasil
Cartão amarelo: Bellingham (ING); Lucas Paquetá (BRA)
Cartão vermelho: Não houve.
Motivo: Amistoso internacional em Data Fifa
Data e hora: 23 de março de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Wembley, em Londres, na Inglaterra