Presidente fez pronunciamento em cadeia nacional motivado pelo Dia do Trabalhador nesta segunda-feira (1º)
Em pronunciamento em cadeia nacional na noite deste domingo (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que vai enviar projeto de lei para o Congresso Nacional nos próximos dias que prevê a valorização real do salário mínimo nos próximos anos, ou seja, com reajustes acima da inflação. Ele não detalhou, no entanto, qual será a fórmula de cálculo.
O presidente também comentou o aumento do salário mínimo de R$ 1.302 para R$ 1.320, que começa a valer a partir de maio. “Há seis anos não tinha aumento real”, disse Lula, ressaltando que o reajuste é válido para os trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. “É um aumento pequeno, mas real, acima da inflação”.
O petista também destacou a importância da valorização permanente do salário-mínimo com reajustes com ganhos reais. “Até o fim do meu mandato, o salário mínimo voltará a ser um grande instrumento de transformação social, como no passado, quando cresceu 74% acima da inflação. Foi graças a isso que milhões de brasileiros e brasileiras saíram da pobreza”, disse.
“A valorização do salário mínimo não é essencial apenas para quem ganha o salário mínimo. Com mais dinheiro em circulação, as vendas do comércio aumentam, a indústria produz mais, a roda da economia volta a girar e novos empregos são criado”, completou o presidente
Por Pedro Augusto Figueiredo