A Sejusp tem, também, três processos seletivos em andamento, com a disponibilização total de 3.699 vagas
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) está com dois concursos públicos e três processos seletivos simplificados, por tempo determinado, em aberto. Os concursos para policial penal e agente socioeducativo somam 2.690 vagas, e os processos seletivos para agente socioeducativo e agente penitenciário ofertam outros 3.674 postos de trabalho.
A média salarial dos cargos oferecidos é de R$ 5 mil, tendo o nível médio como exigência de escolaridade. Já o processo seletivo para os cargos de médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, dentista, técnico de enfermagem e auxiliar de consultório dentário oferta 25 vagas, de nível médio e superior, com salários que vão de 1.926 a R$ 6.978,90, para atuação no sistema prisional de Minas Gerais.
Os aprovados farão parte do quadro de servidores efetivos da pasta; já no caso dos aprovados nos processos seletivos, a contratação será através de Contrato Administrativo Temporário, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, observando-se os prazos dispostos no artigo 5º e demais artigos pertinentes da Lei Estadual nº 23.750/2020. O contrato é temporário.
Vagas
Os aprovados serão distribuídos nas unidades socioeducativas e prisionais do estado, atendendo às necessidades da administração. Nos dois concursos, a escolha do futuro local de trabalho será realizada no ato da posse, observadas as vagas disponibilizadas e rigorosamente a ordem de classificação final dos certames.
Já nos processos seletivos, os candidatos aprovados serão convocados para contratação, conforme necessidade pública, e direcionados para uma das unidades da Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Minas para a qual se inscreveram. Serão obedecidas a rigorosa ordem final de classificação e a autorização do Comitê de Orçamento e Finanças – COFIN.
Mais informações podem ser consultadas no site da Sejusp.
Por Clarissa Guimarães